O Extreme 4x4



NORMAS BASICAS EXTREME 4X4


  1. O Extreme 4x4 é um projecto de trial composto por várias exibições, recreativas, amadoras, na óptica do desporto de lazer e da animação turística, destinadas aos adeptos da vertente mais extrema do 4x4, da aventura e da perícia.
  1. O objectivo principal do Extreme 4x4 é a diversão e a divulgação da modalidade, assim como a promoção turística da região onde se desenvolvem as exibições.
  1. As exibições do Extreme 4x4 serão realizadas em percursos de obstáculos com um grau dificuldade elevado a ser abordados com grande habilidade, destreza e perícia.
  2. Os locais onde são realizadas as exibições devem ser preferencialmente circuitos naturais ou preparados artificialmente, delimitados para o efeito, tendo em conta o menor impacto ambiental.
  3. O Extreme 4x4 está aberto à participação de equipas formadas por pessoas idóneas que nutram o gosto pela modalidade e cujo condutor esteja legalmente habilitado para conduzir viaturas automóveis.
  4. É da responsabilidade dos participantes, apresentarem-se nas suas plenas faculdades. Devem ainda ter consciência de possuir a robustez e a saúde física necessárias para participar neste tipo de eventos, tendo em conta que o mesmo não é isento de riscos.
  5. As viaturas admitidas são do tipo 4x4 (Todo-o-Terreno) ligeiras, em três categorias diferentes de acordo com a sua preparação. Estas viaturas devem estar em excelentes condições de manutenção com todos os elementos de segurança em perfeitas condições. Não devem perder fluidos, não devem emitir fumo excessivo e nem som acima do normal.
  1. As viaturas devem ainda ter como equipamento extra um guincho, alem de poderem estar equipadas com outro tipo de equipamento de resgate desde que o mesmo se encontre devidamente fixado por questões de segurança.
  2. Ao usar o guincho ou outro equipamento de resgate a equipa deve faze-lo tendo em conta a segurança e a protecção ambiental. Não deverá afixar o cabo do guincho directamente em arvores sem que use uma cinta de protecção e nem em outros pontos frágeis.
  3. Os elementos da equipa devem estar munidos de luvas e cintas de resgate para efectuar qualquer apoio á viatura em segurança.
  4. Ao evoluir pelas zonas, quer de obstáculos, quer de ligação entre estes a velocidade não deve exceder os 30 Km/hora em nenhuma circunstância e nem deve circular fora das zonas previstas. Em asfalto a velocidade máxima é a que a lei determina para cada local.
  5. Os participantes devem respeitar toda a sinalética e todas as indicações que lhe sejam transmitidas pelos elementos da organização. Devem ainda
  6. Os participantes devem respeitar na íntegra estas normas e outras que venham a ser implementadas de carácter geral ou específico. Devem também demonstrar o espírito TT de companheirismo e entreajuda.
  7. Os participantes assumem a total responsabilidade pela sua participação e as consequências que possam dai resultar.